Categorias
Expressões hebraicas Hebraico Títulos na Bíblia

O que significa El no original hebraico

A palavra “el” no original hebraico significa, basicamente, Deus, forte ou poderoso, e suas variações. Algumas palavras unem-se para com esta e formam outras já conhecidas como El shadday (Deus Todo Poderoso, Gn 17:1), El elyon (Deus Altíssimo, Gn 14:22) e El olam (Deus eterno, vide Gn 21:33), por exemplo. Vamos examinar mais alguns pormenores neste estudo bíblico e verificar onde ela aparece na Bíblia Sagrada, bem como suas aplicações e designações.

El na antiguidade.

O termo “el” não é exclusivo das Escrituras Hebraicas. Na antiguidade semita e entre os cananeus antes dos tempos de Abraão a palavra já era usada para designar uma divindade poderosa e pessoal. Como o conhecimento do Deus vivo e verdadeiro se tornou pequeno dentre os descentes dos filhos de Noah (Noé) e fábulas acerca de outras divindades foram muito multiplicadas, principalmente desde os tempos de Nimrod, então podemos inferir que essa divindade superior denominada “El” entre os cananeus era, na verdade, o próprio Deus de Israel, já que mais tarde Ele mesmo revela-se dessa forma (vide Gn 46:3). No entanto, naquela época, tal conhecimento era distante.

Nosso intuito não é sermos exaustivos aqui, apresentando o ponto de vista histórico do uso de El. Outras obras dedicaram-se a fazer isso e o leitor que procura por mais conhecimento pode consultá-las. O Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (DITAT) dá informações breves acerca disso, mas indica outras fontes de consulta. Também a obra Os Outros da Bíblia aborda boas informações de vivência dos povos antigos e suas crenças.

O significado e uso de El nas Escrituras Hebraicas.

A definição de El na Concordância Bíblica Strong é a seguinte:

  • אֵל (ale) el, forma contrata de H352 – grego G2241 ηλι e G1664 ελιουδ – DITAT – 93a n m
  • 1 deus, semelhante a deus, poderoso
    • 1a homens poderosos, homens de posição, valentes, poderosos
    • 1b anjos
    • 1c deus, deus falso, demônios, imaginações
    • 1d Deus, o único Deus verdadeiro, Javé
  • 2 coisas poderosas na natureza
  • 3 força, poder

Moshé (Moisés), por exemplo, usou “el” tanto para se referir às divindades das nações quanto ao Deus de Israel. É claro que o profeta fazia contraste entre o único Deus vivo e verdadeiro e os demais, frutos da imaginação e ilusão humana. Podemos ver isso em Êxodo 34:14 e ainda no Salmo 44:20. Outras dezenas de vezes a palavra é usada para se referir a Ele, como em Gênesis 14:22, 16:13, 17:1, 21:33, 46:3, etc.

"Não adorarás outro deus (el). Pois Iahweh tem por nome Zeloso; é um Deus (el) zeloso."
(Êxodo 34:14 Bíblia de Jerusalém - parênteses nossos)

Além disso, el foi usada muitas vezes nos escritos dos profetas para se referir às divindades das nações, como é o caso de Isaías 44:10, 15, 17; 45:20; 46:6; Daniel 11:36 e Malaquias 2:11.

Outras traduções.

A palavra El também pode ser traduzida por “poder, autoridade, poderoso”, como é o caso de Gênesis 31:29, Micaías 2:1, o final de Deuteronômio 28:32 e Provérbios 3:27; além de Ezequiel 31:11; 32:21.

Por hora, pretendemos aqui expor apenas estes significados básicos da palavra. Em outro momento abordaremos mais detalhadamente seus significados e epítetos elucidados em fontes de conhecimento da língua hebraica.

Por Gabriel Filgueiras

Nascido em fevereiro de 1989, natural de Magé, RJ. Formado em teologia pela Faculdade da 2ª Igreja Batista de Rio das Ostras (RJ); estudante da Bíblia em seu contexto original judaico com a Comunidade Judaica Netzarim do Pará, sob orientação do professor de Torá e rosh (líder de comunidade) Yoná Sibekhay. Sou um monoteísta gentio em busca do conhecimento do Sagrado e Divino através das Sagradas Escrituras, a Bíblia Sagrada. Para mais informações, visite a página "Sobre" no Blog bibliaseensina.com.br.

2 respostas em “O que significa El no original hebraico”

Escreva seu comentário;

Descubra mais sobre Projeto Bíblico Ezra

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading