A palavra \”el\” no original hebraico significa, basicamente, Deus, forte ou poderoso, e suas variações. Algumas palavras unem-se para com esta e formam outras já conhecidas como El shadday (Deus Todo Poderoso, Gn 17:1), El elyon (Deus Altíssimo, Gn 14:22) e El olam (Deus eterno, vide Gn 21:33), por exemplo. Vamos examinar mais alguns pormenores neste estudo bíblico e verificar onde ela aparece na Bíblia Sagrada, bem como suas aplicações e designações.
El na antiguidade.
O termo \”el\” não é exclusivo das Escrituras Hebraicas. Na antiguidade semita e entre os cananeus antes dos tempos de Abraão a palavra já era usada para designar uma divindade poderosa e pessoal. Como o conhecimento do Deus vivo e verdadeiro se tornou pequeno dentre os descentes dos filhos de Noah (Noé) e fábulas acerca de outras divindades foram muito multiplicadas, principalmente desde os tempos de Nimrod, então podemos inferir que essa divindade superior denominada \”El\” entre os cananeus era, na verdade, o próprio Deus de Israel, já que mais tarde Ele mesmo revela-se dessa forma (vide Gn 46:3). No entanto, naquela época, tal conhecimento era distante.
Nosso intuito não é sermos exaustivos aqui, apresentando o ponto de vista histórico do uso de El. Outras obras dedicaram-se a fazer isso e o leitor que procura por mais conhecimento pode consultá-las. O Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (DITAT) dá informações breves acerca disso, mas indica outras fontes de consulta. Também a obra Os Outros da Bíblia aborda boas informações de vivência dos povos antigos e suas crenças.
O significado e uso de El nas Escrituras Hebraicas.
A definição de El na Concordância Bíblica Strong é a seguinte:
- אֵל (ale) el, forma contrata de H352 – grego G2241 ηλι e G1664 ελιουδ – DITAT – 93a n m
- 1 deus, semelhante a deus, poderoso
- 1a homens poderosos, homens de posição, valentes, poderosos
- 1b anjos
- 1c deus, deus falso, demônios, imaginações
- 1d Deus, o único Deus verdadeiro, Javé
- 2 coisas poderosas na natureza
- 3 força, poder
Moshé (Moisés), por exemplo, usou “el” tanto para se referir às divindades das nações quanto ao Deus de Israel. É claro que o profeta fazia contraste entre o único Deus vivo e verdadeiro e os demais, frutos da imaginação e ilusão humana. Podemos ver isso em Êxodo 34:14 e ainda no Salmo 44:20. Outras dezenas de vezes a palavra é usada para se referir a Ele, como em Gênesis 14:22, 16:13, 17:1, 21:33, 46:3, etc.
\"Não adorarás outro deus (el). Pois Iahweh tem por nome Zeloso; é um Deus (el) zeloso.\" (Êxodo 34:14 Bíblia de Jerusalém - parênteses nossos)
Além disso, el foi usada muitas vezes nos escritos dos profetas para se referir às divindades das nações, como é o caso de Isaías 44:10, 15, 17; 45:20; 46:6; Daniel 11:36 e Malaquias 2:11.
Outras traduções.
A palavra El também pode ser traduzida por “poder, autoridade, poderoso”, como é o caso de Gênesis 31:29, Micaías 2:1, o final de Deuteronômio 28:32 e Provérbios 3:27; além de Ezequiel 31:11; 32:21.
Por hora, pretendemos aqui expor apenas estes significados básicos da palavra. Em outro momento abordaremos mais detalhadamente seus significados e epítetos elucidados em fontes de conhecimento da língua hebraica.
[…] além da aramaica “alah” (ou ‘elah), são da mesma raiz da palavra “el“, formada pelas letras hebraicas alef (א) e lamed (ל). Ora, alef significa […]
[…] “meu elaha”. E “elaha” é da mesma raiz de “elohim” ou “el“, que designa uma autoridade, um juiz, um soberano, alguém que tem poder e autoridade. Era […]