Categorias
Parashá

Resumo da Parashá Pinchas (Números 25:10 – 30:1)

A Parashá Pinchas começa com a promessa de Deus de uma “aliança de paz” para o zeloso Pinchas (Fineias) (Números 25:10-17), seguida de um censo (26:1-65). As filhas de Zelofeade solicitam e recebem novas leis sobre herança (27:1-11). Deus instrui Moisés a preparar Josué para a liderança (27:12-23), e descreve os sacrifícios trazidos diariamente e em ocasiões especiais (28:1-30:1).

Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui.

Leitura da Parashá Pinchas no 1º ano do ciclo trienal: Nm 25:10-26:51.

Sugestões de leituras diárias:

Quando vendemos nosso coração.

Todos achamos um privilégio ouvirmos dizer que somos um povo separado por Deus para Ele mesmo. Nós de fato gostamos de ouvir essas palavras. Mas será que lidamos realmente a sério com isso? Será mesmo que estamos cientes das responsabilidades que isso nos traz? Estamos sabendo nos conduzir e orientar a nossa vida do modo que o Criador quer?

Na porção semanal da Lei de Deus dessa semana (Pinchas), que vai de Números 25:10 até 30:1, lemos o episódio em que centenas de israelitas venderam seus corpos para mulheres desconhecidas e seus corações para os deuses delas. É claro que tal ato não poderia passar impune diante do Resgatador de Israel.

Este povo havia sido escolhido por Ele para lhe serem santos, mas alguns se deixaram seduzir pelos prazeres carnais e pelo engano, e assim traíram o seu Deus. Leia Números 25:10-17.

Para acompanhar essa leitura, nos escritos dos discípulos de Ieshua (“novo testamento”), sugerimos 1ª Coríntios 5;1-20, onde é relatado outro caso de imoralidade sexual e é dada orientação aos crentes em como deveriam agir para com as pessoas imorais.

Em ambos os casos, a única solução foi eliminar o pecado e a imoralidade! Se Deus chama um povo para ser santo, este deve se conduzir em santidade!

A sucessão de Moisés.

Infelizmente, depois de muito trabalho para com o povo israelita, não foi permitido a Moisés entrar na terra prometida. Em Hebreus 11:23-29 lemos que esse profeta fez tudo pela , isto é, pela confiança absoluta no Todo Poderoso. Logo, o Eterno certamente separou uma recompensa ainda maior para ele.

Mas a pedido do profeta, por seu cuidado para com o povo, Deus escolhe um homem que o sucedesse (Nm 27:15-18).

Eis uma verdadeira lição de liderança: Moisés dedicou sua vida para cuidar do povo de Deus e ainda, quando estava chegando seu momento de partir, se importou que o povo não ficasse como ovelhas sem pastor.

O que estamos deixando de legado para a geração que nos sucederá?

Para leitura das porções semanais da Torá, recomendamos a seguinte obra:

Torá: a lei de Moisés, por Meir Matzliah Melamed.

Haftará: Jeremias 1:1-23.

A Haftará é uma leitura dos profetas que acompanha a porção da Torá da semana. A porção dos profetas que acompanha a Parashá Pinchas é Jeremias 1:1 – 2:3. Também é sugerido como alternativa, Ezequiel 46:1-11.

Em Jeremias, lemos quem ele era, o tempo que durou seu ministério profético e que ele pertencia a uma família sacerdotal (1:1-3). Vemos também a soberania do Eterno na escolha de seus profetas, além do conhecimento transcendental Dele. Ou seja, Ele conhece tudo antes de vir à existência em nosso mundo físico (vs. 4-5).

Nos vs. 6-10 lemos que o próprio Deus é quem concede capacidade aos seus servos para anunciar sua mensagem. Nos vs. 11-12 Deus afirma ao recém escolhido profeta que Ele mesmo cuidaria para que Sua palavra se cumprisse.

Nos versículos restantes dessa porção, o Eterno promete trazer desgraças sobre a nação de Israel daquele tempo devido a infidelidade deles para com Ele. E isso foi se cumprindo por etapas ao longo do tempo, tendo seu ápice acontecido no ano 586 AEC, quando Jerusalém foi finalmente destruída e mais pessoas foram levadas para o cativeiro na Babilônia.

Essa porção dos profetas relaciona-se com a Parashá Pinchas pelo fato de ambas abordarem a conduta do povo dentro da terra prometida.

Já o trecho de Ezequiel 46:1-11, por outro lado, aborda ofertas oferecidas para o Eterno em eventos determinados, bem como Números 28:1 – 30:1, parte da porção PInchas.

Recomendamos para a leitura das porções proféticas a seguinte obra:

Tanah Completo – Hebraico e Português, por Jairo Fridlin.

A sucessão do Messias.

Inicialmente, os discípulos do Senhor acreditaram nas palavras que João, o imersor, havia dito acerca dele (Jo 1:35-37), e ao confiarem que Ieshua realmente era o Messias, abandonaram tudo para segui-lo (Mt 4:18-22).

Eles o viram pregando a palavra por vários lugares e até receberam autoridade para fazerem o mesmo (Lc 9;1-2; 10:1-2). Porém, tiveram dificuldade para encarar o momento que o Mestre havia de partir (Jo 16:5-6). No entanto, ele não os deixou só, pois garantiu que a inspiração divina os revestiria de poder para continuarem a missão que ele começou (At 1:8).

O Senhor, pois, não estava chamando ouvintes para sua causa, antes estava treinando sucessores que transformassem o mundo através de sua mensagem!

Para acompanhar um trecho da porção da Torá dessa semana, sugerimos a leitura de Lucas 24:36-51 e João 20:19-23.

Pois na Parashá Pinchas, em Números 27:12-22, Josué é treinado para ser o sucessor de Moisés, enquanto nos referidos textos dos Escritos Nazarenos, os discípulos são chamados para sucederem o ministério e mensagem de Ieshua, o Salvador.

Recomendamos para a leitura dos relatos dos discípulos a Bíblia Judaica Completa, do David Stern.

Por Gabriel Filgueiras

Nascido em fevereiro de 1989, natural de Magé, RJ. Formado em teologia pela Faculdade da 2ª Igreja Batista de Rio das Ostras (RJ); estudante da Bíblia em seu contexto original judaico com a Comunidade Judaica Netzarim do Pará, sob orientação do professor de Torá e rosh (líder de comunidade) Yoná Sibekhay. Sou um monoteísta gentio em busca do conhecimento do Sagrado e Divino através das Sagradas Escrituras, a Bíblia Sagrada. Para mais informações, visite a página "Sobre" no Blog bibliaseensina.com.br.

Escreva seu comentário;

Descubra mais sobre Projeto Bíblico Ezra

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading