A Parashá Ki Tissá é a 21ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Ki-Tissá, que significa \”quando você levantar\” em hebraico, começa quando Deus diz a Moisés para coletar uma doação de meio siclo de todos os israelitas e ungir o Mishkan (Tabernáculo), seus vasos e os sacerdotes. Além disso, os israelitas adoram o bezerro de ouro e Moisés quebra as tábuas com as palavras de Deus. O profeta também implora a Deus que perdoe e retorna com um segundo conjunto de tábuas.
(Adicionaremos um resumo completo posteriormente).
Obra recomendada para leitura da Parashá Ki Tissá:
Torá: a lei de Moisés, por Meir Matzliah Melamed.
Sugestões de leituras diárias para a Parashá Ki Tissá:
- Domingo: Êxodo 30:11 até 31:18.
- 2ª feira: Êxodo capítulo 32.
- 3ª feira: Atos 7:35-53. Obra sugerida para essa leitura: Bíblia Judaica Completa, por David Stern.
- 4ª feira: Êxodo capítulo 33.
- 5ª feira: Êxodo capítulo 34.
- 6ª feira: 1º Reis 18:20-39 (sefaradim), Ezequiel 36:16-38 (ashkenazim), ou Jeremias 17:19-27. Obra sugerida para essa leitura: Tanah Completo Hebraico-Português, Editora Sêfer.
- Sábado: Êxodo 30:11-34:35, ou seja, a Parashá Ki Tissá completa. As porções semanais da Torá são lidas todos os sábados pela manhã desde tempos muito antigos em todas as comunidades do povo de Israel espalhadas pelo mundo, e há rastros na Bíblia deste costume, basta ver At 13:27, por exemplo. Além disso, até mesmo os gentios (não-judeus) estavam unificados com a comunidade do povo de Israel (incluindo os discípulos de Jesus/Yeshua) neste método de estudo da Lei de Deus, basta entender o contexto de Atos 15:21 para perceber.
Obra sugerida para mais estudo da palavra do Eterno: Iniciação ao estudo da Torá, por Auro del Giglio. Editora Sefer 👇
[…] Parashat Ki Tavô, que significa “quando você vier” em hebraico, abrange o texto de Deuteronômio 26:1 […]