Categorias
Gênesis Parashá

Parashat Bereshit – 2º ano do ciclo trienal: Gênesis 2:4-4:26

A criação e a função do primeiro homem no mundo, a criação e missão da mulher; a cobiça e desobediência do primeiro casal e suas consequências, os primeiros filhos e o primeiro assassinato; uma esperança renovada com o surgimento de uma nova família. Este é o resumo de Gênesis capítulo 2:4 até 4:26, que é a leitura da Parashat (porção) Bereshit no segundo ano do ciclo trienal de leitura da Torá.

O homem e seu trabalho.

A partir do versículo 4, o texto de Gênesis 2 nos mostra alguns detalhes do início da atividade humana no planeta Terra. Logo na conclusão da criação as plantas não haviam crescido, porque ainda não havia chovido e não havia pessoa para cultivar o solo. Com isso, o texto bíblico nos indica que o Criador fez o mundo para receber o cuidado humano (vs. 2-6).

Então, o v. 7 deste capítulo narra como o Eterno fez o primeiro ser humano. Deus forma o corpo dele a partir do pó do solo. Depois, sopra em seu nariz o fôlego da vida, daí ele se torna um ser vivo.

Neste mesmo versículo desmistificamos uma inverdade crida por leitores da Bíblia e inserida nas traduções desta sob a influência de crenças religiosas antigas, de que o ser humano tem uma alma que poderia viver de forma consciente fora de seu corpo após a morte. Pois o texto de Gn 2:7 nos informa que, depois que Deus sopra no homem o fôlego de vida, ele se torna uma alma viva, isto é, um ser vivo, e não que ele ganha uma alma. Leia este versículo nas bíblias ARA, NAA, NTLH e NVI, por exemplo, . Logo, a alma é o ser humano animado em si. Para mais detalhes veja o estudo “Corpo, alma e espírito são separados um do outro?“, no Blog Bíblia se Ensina.

Depois o texto de Gênesis 2 relata, no v. 8, que Deus plantou um jardim na terra do Éden, no lado leste, que geralmente se situa entre os rios Tigre e Eufrates. Ali Deus pôs o homem que havia criado, depois de fazer brotar muitas árvores e espécies de plantas diferentes naquele lugar. Havia ainda, no meio do jardim, as famosas árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal (vide vs. 8-9).

O texto de Gn 2 prossegue dizendo que saía um rio de dentro do jardim e depois se dividia em 4 partes (vs. 10-13).

O primeiro rio descrito na Bíblia é o chamado Pisom nas bíblias comuns. O Dicionário Bíblico Strong sugere que este rio pode se tratar do Araxes; provavelmente tratava-se da Cólquida Grega, no extremo nordeste da Ásia Menor, próximo ao Mar Cáspio.

Sugestões de leituras diárias para a Parashat Bereshit, no 2º ano ciclo trienal de leitura.

  • Segunda: Gênesis 2:4 até 3:24.
  • Terça: 1º Livro das Crônicas de Davi (1Sm) 20:18-42.
  • Quarta: Mt 19:1-12, Ef 5:22-33, 1 João 3:4-12, 2Co 11:2-4.
  • Quinta: Gênesis capítulo 4.
  • Sexta: Estudo bíblico para o Shabat.
  • Sábado: Leitura de todos os trechos.

Obra recomendada para mais estudo dos princípios fundamentais da Lei de Deus para os seres humanos: A Torá da humanidade, por Ury Cherki.

Por Gabriel Filgueiras

Nascido em fevereiro de 1989, natural de Magé, RJ. Formado em teologia pela Faculdade da 2ª Igreja Batista de Rio das Ostras (RJ); estudante da Bíblia em seu contexto original judaico com a Comunidade Judaica Netzarim do Pará, sob orientação do professor de Torá e rosh (líder de comunidade) Yoná Sibekhay. Sou um monoteísta gentio em busca do conhecimento do Sagrado e Divino através das Sagradas Escrituras, a Bíblia Sagrada. Para mais informações, visite a página "Sobre" no Blog bibliaseensina.com.br.

Escreva seu comentário;

Descubra mais sobre Projeto Bíblico Ezra

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading