Categorias
Apóstolos Nomes bíblicos

Nome original do apóstolo Paulo: Shaul

Todos que recebiam cidadania romana na antiguidade ganhavam novo nome. Paulo é o nome romano do apóstolo dos gentios. O nome original hebraico do apóstolo Paulo, porém, é Shaul (o mesmo do rei “Saul” que conhecemos). Saulo é uma variante proveniente do grego, mas o nome verdadeiro mesmo, como dissemos, é Shaul.

O nome original hebraico do apóstolo Paulo é Shaul (שָׁאוּל), o mesmo nome do primeiro homem que foi rei de Israel, o qual conhecemos como Saul. O nome Saulo é proveniente da transliteração grega do nome hebraico Shaul, que é Saulos (σαυλος).

O nome original do apóstolo Paulo, Shaul, significa “desejado”.

Outras fontes sugerem que o nome significa “perguntou (a Yah)”. Neste caso seria um particípio passivo da palavra hebraica sha’al.

A raiz hebraica שאל (sha’al), significa “perguntar, inquirir, pedir emprestado, pedir esmola”. Fonte: Dicionário de Strongs.

Outros personagens bíblicos com o mesmo nome são:

Algumas palavras hebraicas cognatas do nome original do apóstolo Paulo, Shaul, são:

Este último nome, Shealtiel (1 Crôn. 3:17), significa “eu pedi a Deus”. É formado pela junção de “sha’al”, a mesma raiz do nome Shaul, com el, DEUS.

Por Gabriel Filgueiras

Nascido em fevereiro de 1989, natural de Magé, RJ. Formado em teologia pela Faculdade da 2ª Igreja Batista de Rio das Ostras (RJ); estudante da Bíblia em seu contexto original judaico com a Comunidade Judaica Netzarim do Pará, sob orientação do professor de Torá e rosh (líder de comunidade) Yoná Sibekhay. Sou um monoteísta gentio em busca do conhecimento do Sagrado e Divino através das Sagradas Escrituras, a Bíblia Sagrada. Para mais informações, visite a página "Sobre" no Blog bibliaseensina.com.br.

22 respostas em “Nome original do apóstolo Paulo: Shaul”

Saul e Paulo pode ser feito uma correlação entre os dois por fazer parte da mesma tribo de Benjamim.
Hermenêuticamente

[…] Saul (Paulo) e Barnabé estavam a certo tempo ensinando na comunidade de Antioquia da Síria (At 11:25-26, 12:25-13:2, 14:25-28). Anteriormente, nesta cidade, um grande número de gentios haviam se unido à comunidade de discípulos de Ieshua, vide Atos 11:19-24. Notamos, neste último texto bíblico referenciado, que os líderes de Jerusalém, entre os quais estava Simão (Pedro), que havia agregado Cornélio aos discípulos, enviam um deles, Barnabé, para a Síria, a fim de orientar melhor os discípulos gentios, que estavam em número crescente por lá. […]

Escreva seu comentário;

Descubra mais sobre Projeto Bíblico Ezra

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading