Mês: <span>março 2023</span>

A Parashá Tzav é a 25ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Na Bíblia Hebraica original e na Bíblia Judaica Completa do David Stern, essa Porção começa em Levítico 6:1, já nas bíblias comuns começa em 6:8, finalizando em 8:36. Em Tzav, que significa “Comando” em hebraico, Deus conta a Moisés sobre os sacrifícios oferecidos no Mishkan (Tabernáculo), incluindo uma oferta de refeição trazida pelo sumo sacerdote. Além disso, fala de ofertas pela culpa e de agradecimento. Moisés inicia Aarão e os filhos dele para o serviço sacerdotal no Mishkan.

Haftará Parashá

A Parashá Vayikrá é a 24ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Em Vayikrá, que significa “Ele Chamou” em hebraico, a primeira porção da Torá no Livro de Levítico, Deus conta a Moisés sobre os sacrifícios oferecidos no Mishkan (Tabernáculo). Entre estes estão os sacrifícios inteiramente queimados no altar, as ofertas de farinha e óleo, ofertas pacíficas e sacrifícios trazidos por pecado inadvertidamente. A Porção completa abrange Levítico capítulos 1:1 até 5:26 na Bíblia Hebraica (também na Bíblia Judaica em português do David Stern). O capítulo 5 termina no v. 19 nas traduções bíblicas comuns, então a Porção Vayikrá terminaria no 6:7, que corresponde ao 5:26.

Parashá

Parashá

A Parashá Ki Tissá é a 21ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Ki-Tissá, que significa \”quando você levantar\” em hebraico, começa quando Deus diz a Moisés para coletar uma doação de meio siclo de todos os israelitas e ungir o Mishkan (Tabernáculo), seus vasos e os sacerdotes. Além disso, os israelitas adoram o bezerro de ouro e Moisés quebra as tábuas com as palavras de Deus. O profeta também implora a Deus que perdoe e retorna com um segundo conjunto de tábuas.

Haftará Parashá