A Porção Nôah (ou Parashá Noach) é a 2ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura. Ela começa dando o relato de quando Deus decide destruir a humanidade com um dilúvio. Além disso, por ordem Dele, o justo Noé constrói uma arca onde ele, sua família e animais selecionados sobreviveriam à enxurrada de água. Os filhos de Noé têm filhos e várias gerações se desenvolvem. Deus confunde a fala das pessoas que constroem a Torre de Babel. Enfim, a Parashá Nôah abrange o texto de Gênesis 6:9 até 11:32.
Mês: <span>outubro 2022</span>
A Porção \”No princípio\” (Parashá Bereshit) é a 1ª das leituras semanais da Torá no ciclo anual judaico. Essa Porção começa narrando como Deus criou o mundo, Também relata como os primeiros seres humanos, Adão e Eva, comem da Árvore do Conhecimento e são banidos do Jardim no Éden. Seu filho mais velho, Caim, mata o mais novo, Abel, e fica destinado a uma vida de perambulação. A Porção, que vai de Gênesis 1:1 até 6:8, descreve um pouco da genealogia de Set e Caim, e finaliza mencionando Noé, o justo.
A Parashá V\’Zot HaBerakhah, que significa \”E esta é a bênção\” em hebraico, é a última porção semanal da Torá. Nela, Moisés abençoa cada uma das tribos de Israel, excluindo a tribo de Simeão. Ele então sobe o Monte Nebo, vê a Terra Prometida, Canaan, e morre aos 120 anos de idade. Os israelitas choram, e a porção termina destacando a grandeza incomparável de Moisés. A leitura completa é de Deuteronômio 33:1 até 34:12.
A Parashá Ha\’Azinu é a 53ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura. Em Ha\’azinu, que significa \”Ouça\”, Moisés recita um poema louvando a Deus e criticando os pecados dos israelitas. Ele descreve os infortúnios que eles enfrentarão e os danos que Deus acabará por causar em seus opressores. A porção termina quando Deus ordena a Moisés que suba o Monte Nebo, onde ele deve morrer.
Comentar