Last updated on 02/03/2023
A Parashá Tetzaveh é a 20ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Tetzaveh, que significa “Você deve comandar” no hebraico, começa quando Deus instrui Moisés a nomear Aarão e seus filhos como sacerdotes. Deus detalha como fazer as vestes sacerdotais, como santificar os sacerdotes, oferecer sacrifícios durante os sete dias de inauguração do Mishkan (Tabernáculo) e como construir o altar de ouro.
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As roupas sacerdotais
O nosso texto que abre a Parashá (Porção) Tetzaveh começa descrevendo a função dos sacerdotes de manterem o fogo do candelabro (Menorá) aceso durante toda a noite. Os vs. 20 e 21 de Êxodo 27 descrevem que Deus ordenou isso como um mandamento sem fim para Aarão e seus filhos, que realizariam o sacerdócio com ele (e por suas gerações, claro). O óleo de azeite para manter a Menorá acesa também era, obviamente, de um preparo todo especial a fim de servir a este propósito.
Os vs. 1-5 de Êxodo 28 são uma introdução descrevendo que elementos comporiam as vestes sacerdotais. Deveriam ser feitos, então, um peitoral, um éfode, o manto azul, a túnica branca bordada, o turbante e o cinto. As roupas também deveriam ser feitas com fios de ouro, linho fino e fios de tecido azul, roxo e vermelho.
Os vs. 6-14 descrevem com mais detalhes o éfode e o cinto. Aqui é dito que a roupa sacerdotal deveria ter duas pedras de ônix com os nomes dos doze filhos de Israel gravados. Seis nomes seriam gravados numa pedra, e seis na outra, por ordem de nascimento.
Os vs. 15 até 30 descrevem o peitoral. Os vs. 31-35 descrevem o manto do éfode. Já os vs. 36-38 descrevem a lâmina de ouro que o sacerdote Aarão deveria usar em sua testa. Nela havia uma inscrição dizendo קדש ליהוה (qodesh laYHWH), que significa “santidade ao ETERNO”, ou “consagrado ao ETERNO”.
Os vs. 39 e 40 descrevem as túnicas bordadas, turbantes e os cintos que deveriam ser feitos também para os filhos de Aarão.
Depois de fazer todas as roupas, Moisés deveria ungir Aarão e seus filhos com azeite para o ofício do sacerdócio a Deus (v. 41).
Os vs. 42 e 43 finalizam este capítulo descrevendo as roupas de baixo que os sacerdotes deveriam usar enquanto estivessem prestando seu serviço a Deus na Tenda Sagrada.
Essa parte final é mesmo interessante, pois nos faz refletir em como temos nos comportado nos momentos de culto e serviço a Deus. Quantas reuniões nas religiões por aí a fora são vistas mulheres e moças com roupas pouco ou nada discretas? Estas ainda fazem gestos impróprios em momentos em que certas músicas estão tocando, as vezes fazendo que suas roupas mostrem certas partes de seu corpo em público. Em fim, não queremos nos alongar nisso agora. Mas o que vemos nas Escrituras é Deus exigindo pudor e respeito da parte de seus sacerdotes no lugar santo, e isso também incluía o uso de roupas adequadas para o momento, roupas que tapassem sua nudez.
Anexamos aqui uma gravura da roupa sacerdotal de acordo com ilustração trazida na Bíblia King James Fiel com estudo Holman, da Editora BV Books.
A cerimônia de consagração sacerdotal
Êxodo 29 começa descrevendo como deveria ser a consagração dos sacerdotes que serviriam a Deus. Era realmente um privilégio ser participante de uma consagração planejada pelo próprio Criador.
Os vs. 1-3 descrevem os animais e alimentos que deveriam servir como oferta a Deus. Para a cerimônia, antes de se vestir com as roupas sacerdotais, Aarão deveria tomar banho! (vs. 4-7) Era uma espécie de banho de purificação simbólico também.
Deus exige de seus fiéis não só a pureza de coração, mas também do corpo!
Os vs. 8-9 prosseguem descrevendo como os filhos de Aarão também foram consagrados ao sacerdócio, e ressalta que este ofício pertenceria a esta família para sempre em Israel! Isso nos leva a pensar que, se Deus disse que eles seriam sacerdotes para sempre, então é para sempre e ponto final! Não obstante certas interpretações religiosas alegarem que o sacerdócio deles caiu em desuso e foi substituído por outro. Certamente uma má interpretação do texto bíblico consequente de traduções bíblicas corrompidas e tendenciosas. Apenas as circunstâncias atuais, devido a destruição de Jerusalém no ano 70 de nossa era, impediu que eles continuassem exercendo sua função por completo.
Os vs. 10-14 relatam como deveria ser morto um bezerro e com seu sangue deveriam molhar as pontas do altar, a fim de consagrá-lo também.
Os vs 15-21 prosseguem descrevendo a cerimônia onde Aarão e seus filhos deveriam colocar a mão sobre a cabeça de um dos carneiros. Em certo momento Moisés deveria colocar um pouco do sangue na ponta da orelha direita, no polegar da mão direita e no polegar do pé direito de Aarão e de seus filhos. Não é isso o símbolo de uma consagração de todo o corpo a Deus?
Agora, os vs. 22-28 descrevem mais uma parte da cerimônia em que deveria se imolar um carneiro e oferecê-lo como sacrifício queimado ao SENHOR, depois de outras ordenanças relacionadas às partes do animal serem cumpridas. Aqui também são determinadas as partes do animal oferecido que seriam dos sacerdotes, o peito e a coxa. Embora a oferta fosse para Deus, uma parte ficava para os sacerdotes Dele.
Isso nos ensina como devemos apoiar os servos do Deus vivo que realizam seu trabalho com fidelidade e ensinam Sua Lei.
Os vs. 29-30 relatam que as roupas sacerdotais de Aarão deveriam ser usadas por seus filhos e demais descendentes que lhe sucedesse no sacerdócio.
Já nos vs. 31-34 é ordenado que Aarão e seus filhos comessem da carne do cordeiro e o pão no lugar sagrado. Somente a eles era permitido consumir estes alimentos. Os vs. 35-37 finalizam esta parte da cerimônia com a advertência de que Aarão e seus filhos deveriam fazer tudo conforme Deus estava ordenando. A cerimônia de consagração deveria durar sete dias, o altar deveria ser consagrado com azeite todos os dias, também os animais deveriam ser sacrificados a Deus no decorrer deste tempo.
Os vs. 38-46 finalizam o capítulo 29 de Êxodo com a ordenança divina de se sacrificar animais todos os dias, um de manhã e outro a tarde, por todas as gerações dos israelitas. Eles deveriam ser sacrificados na entrada da Tenda Sagrada. Era a partir dali que Deus falaria com seu povo, e esta Tenda simbolizaria a permanência Dele entre eles.
Nós queremos sempre que Deus esteja conosco. Às vezes somos até egoístas, pedindo que Ele faça as nossas vontades, enquanto tentamos nos convencer de que determinados desejos pessoais são da vontade Dele. Mas Deus definiu leis e ordenanças para Seu povo. O quanto temos nos disposto a segui-las?
Por fim, o capítulo 30 de Êxodo finaliza a Parashá Tetzaveh descrevendo como deveria ser fabricado um altar onde seria queimado incenso (vs. 1-6). Deus ordenou que o incenso aromático fosse queimado a Ele ali todos os dias, por todas as gerações dos filhos de Israel, de manhã e ao entardecer. (vs. 7-9). Nos relatos dos Escritos Nazarenos, verificamos tal prática ainda em andamento no turno de Zacarias, pai de João, o imersor (batizador); vide Lc 1:5-25.
E finalmente o v. 10 conclui dizendo que uma vez por ano o sumo sacerdote faria expiação pelos pecados sobre os chifres do altar, que é um objeto santíssimo!
Obra sugerida para leitura da Parashá Tetzaveh:
Torá: a lei de Moisés, por Meir Matzliah Melamed.
Sugestões de leituras diárias para a Parashá Tetzaveh.
- Domingo: Êxodo 27:20 até 28:30.
- 2ª feira: Êxodo 28:31-43.
- 3ª feira: Lc 1:5-25. Obra sugerida para essa leitura: Bíblia Judaica Completa, por David Stern.
- 4ª feira: Êxodo 29:1-37.
- 5ª feira: Êxodo 29:38 até 30:10.
- 6ª feira: 1º Samuel 15:2-34 ou Ezequiel 43:10-17. Obra sugerida para essa leitura: Tanah Completo Hebraico-Português, por Jairo Fridlin.
- Sábado: Toda a Parashá Tetzaveh é lida em comunidade de acordo com o modelo seguido pelo povo de Israel a milênios. Leia também com sua comunidade ou família.
A Editora Sêfer publicou uma obra completa acerca do Templo de Jerusalém e os diversos serviços sagrados prestados nele: O Templo Sagrado de Jerusalém, por Rabino Yisrael Ariel.