Skip to content

Parashat Bereshit – 2º ano do ciclo trienal: Gênesis 2:4-4:26

Compartilhar

A criação e a função do primeiro homem no mundo, a criação e missão da mulher; a cobiça e desobediência do primeiro casal e suas consequências, os primeiros filhos e o primeiro assassinato; uma esperança renovada com o surgimento de uma nova família. Este é o resumo de Gênesis capítulo 2:4 até 4:26, que é a leitura da Parashat (porção) Bereshit no segundo ano do ciclo trienal de leitura da Torá.

O homem e seu trabalho.

A partir do versículo 4, o texto de Gênesis 2 nos mostra alguns detalhes do início da atividade humana no planeta Terra. Logo na conclusão da criação as plantas não haviam crescido, porque ainda não havia chovido e não havia pessoa para cultivar o solo. Com isso, o texto bíblico nos indica que o Criador fez o mundo para receber o cuidado humano (vs. 2-6).

Então, o v. 7 deste capítulo narra como o Eterno fez o primeiro ser humano. Deus forma o corpo dele a partir do pó do solo. Depois, sopra em seu nariz o fôlego da vida, daí ele se torna um ser vivo.

Neste mesmo versículo desmistificamos uma inverdade crida por leitores da Bíblia e inserida nas traduções desta sob a influência de crenças religiosas antigas, de que o ser humano tem uma alma que poderia viver de forma consciente fora de seu corpo após a morte. Pois o texto de Gn 2:7 nos informa que, depois que Deus sopra no homem o fôlego de vida, ele se torna uma alma viva, isto é, um ser vivo, e não que ele ganha uma alma. Leia este versículo nas bíblias ARA, NAA, NTLH e NVI, por exemplo, . Logo, a alma é o ser humano animado em si. Para mais detalhes veja o estudo “Corpo, alma e espírito são separados um do outro?“, no Blog Bíblia se Ensina.

Depois o texto de Gênesis 2 relata, no v. 8, que Deus plantou um jardim na terra do Éden, no lado leste, que geralmente se situa entre os rios Tigre e Eufrates. Ali Deus pôs o homem que havia criado, depois de fazer brotar muitas árvores e espécies de plantas diferentes naquele lugar. Havia ainda, no meio do jardim, as famosas árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal (vide vs. 8-9).

O texto de Gn 2 prossegue dizendo que saía um rio de dentro do jardim e depois se dividia em 4 partes (vs. 10-13).

O primeiro rio descrito na Bíblia é o chamado Pisom nas bíblias comuns. O Dicionário Bíblico Strong sugere que este rio pode se tratar do Araxes; provavelmente tratava-se da Cólquida Grega, no extremo nordeste da Ásia Menor, próximo ao Mar Cáspio.

Sugestões de leituras diárias para a Parashat Bereshit, no 2º ano ciclo trienal de leitura.

  • Segunda: Gênesis 2:4 até 3:24.
  • Terça: 1º Livro das Crônicas de Davi (1Sm) 20:18-42.
  • Quarta: Mt 19:1-12, Ef 5:22-33, 1 João 3:4-12, 2Co 11:2-4.
  • Quinta: Gênesis capítulo 4.
  • Sexta: Estudo bíblico para o Shabat.
  • Sábado: Leitura de todos os trechos.

Obra recomendada para mais estudo dos princípios fundamentais da Lei de Deus para os seres humanos: A Torá da humanidade, por Ury Cherki.


Compartilhar

Escreva seu comentário;

Descubra mais sobre Projeto Bíblico Ezra

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading