Skip to content

Mensagens bíblicas para a Parashá Bamidbar

Compartilhar

A Parashá Bamidbar é a primeira porção semanal da Torá no livro de Números (o nome do livro no hebraico é “Bamidbar”, que significa “no deserto“; para uma lista completa veja nosso estudo com os nomes dos livros da Bíblia Hebraica). Essa porção abrange Números 1:1 até 4:20. Aqui estão algumas mensagens bíblicas para você utilizar em comunidades ou estudos bíblicos em família.

Números 1:1-5.

“o SENHOR falou a Moisés no deserto do Sinai, na Tenda do Encontro” (v. 1)

A Tenda do Encontro havia sido construída, sob ordem de Deus e da maneira que Ele desenhou que fosse, para que Ele descesse até ela e de lá falasse com seu povo (Êx 25:8-9).

Temos nos submetido à vontade de Deus e respeitado Ele, nos colocando no modo que Ele determinou que estivéssemos, ou obedecendo sua palavra do modo que Ele determinou, para ouvir sua voz?

“faça um registro dos nomes de todos os homens. Aarão e você devem registrar” (v. 2)

Quando Deus nos manda fazer algo, somos negligentes ou bem dispostos e obedientes?

“deve registrar […] todos os homens que tenham mais de vinte anos de idade e que estejam aptos para o serviço militar” (v. 3)

Deus sabe quem é apto para realizar sua obra. Aqui aprendemos que devemos tanto esperar o tempo de Deus para realizar seu serviço, quanto devemos nos dispor para realizá-lo quando chegar nosso momento.

“Façam isso com a ajuda de um homem de cada tribo” (v. 4a)

Geralmente Deus não ordena que façamos tudo sozinhos. Quando Moisés foi libertar o povo israelita do Egito, Deus enviou Aarão para ir com ele (Êx 4:14-16). Depois de libertos, foram designados mais homens para julgar causas menores dentre o povo e ajudar Moisés (Êx 18:24-26). Agora, de igual modo, todos deveriam se unir para conquistar a terra para a qual Deus lhes garantiria possessão.

Pedimos a Deus que envie pessoas para nos ajudar a realizar uma determinada missão que Ele nos dá, ou agimos por egoísmo e tentamos fazer tudo sozinhos?

“que seja chefe de grupo de famílias de cada tribo” (v. 4b)

No trabalho divino ou nas tarefas sociais, costumamos nos colocar em nosso próprio lugar ou queremos tomar o lugar do outro? Devemos respeito àqueles que foram escolhidos para liderar ou tentamos passar por cima deles?

“Estes são os nomes dos homens que devem ajudar vocês…” (v. 5)

Deus sabe quais são as pessoas aptas para realizar certo trabalho ou tarefa. Será que consultamos a Ele, pedindo que nos mostre as pessoas certas, ou preferimos nos guiar pelo nosso ego e ser enganados por nosso próprio coração?

Números 1:47-54.

“Os levitas não foram recenseados com os outros…” (v. 47)

Deus tinha uma missão especial e diferenciada para os levitas, por isso eles não foram contados entre os homens que iriam lutar as guerras de Israel.

Deus tem uma missão específica para um de nós; quando Ele nos chama, andamos conforme o chamado específico Dele para nós, ou ficamos a cobiçar o chamado do outro?

“Encarregue os levitas de tomarem conta da Tenda Sagrada do Testemunho” (v. 50)

Somente os levitas tinham a responsabilidade de administrar e manusear a Tenda Sagrada de Deus (Mishkan). O serviço deles para com este tabernáculo era tão sério, que se outros israelitas tentassem fazer tal serviço, corriam risco de morte (v. 51).

Quando Deus nos entrega algo para administrarmos, levamos a sério tal responsabilidade e cumprimos dignamente para com nosso dever? Da mesma forma, somos intrometidos ao tentar fazer o dever do outro? (vide v. 52)

“Mas os levitas acamparão ao redor da Tenda Sagrada do Testemunho” (v. 53a)

Como nós temos protegido as coisas de Deus? Como temos “protegido” sua palavra (isto é, preservado a integridade da mesma, pregando-a com sabedoria e verdade, e não permitindo que distorções dela corram livre).

“para que a ira de Deus não caia sobre os israelitas” (v. 53b)

As coisas das quais Deus nos responsabiliza geralmente também envolvem a vida de outras pessoas. Ao cuidar corretamente das coisas de Deus, seguindo a instrução que Ele determinou, cuidamos também da vida do próximo. Devemos então ter amor para com Deus, para realizar com eficiência e cuidado Seu serviço, e amor para com a vida do próximo, a fim de que ele continue a ser beneficiado com as dádivas divinas.

“Os israelitas fizeram tudo como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.” (v. 54)

Deus determina para o seu povo toda a maneira como eles deveriam agir e viver; seus costumes e hábitos, suas decisões e tarefas sagradas.

Como nós agimos em relação às instruções divinas para nossa vida? Seguimos tais instruções conforme o modelo que Deus deu, ou damos um jeito de adaptar e consequentemente desobedecer? Valorizamos a forma como Deus nos disse que temos de viver, ou seguimos outras interpretações que distorcem o que Deus realmente disse?


Compartilhar

Escreva seu comentário;

Descubra mais sobre Projeto Bíblico Ezra

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading