Last updated on 30/05/2023
Por que o povo judeu lê a Torá às segundas e quintas-feiras? De onde vem esse costume/tradição do povo de Israel? Existe algum versículo bíblico que dê apoio a essa prática?
Em uma semana típica, a Torá é lida publicamente na segunda, quinta e duas vezes no Shabat. Nos feriados, dias de jejum e Rosh Chodesh, a Torá é lida independentemente do dia da semana.
Quando começou o costume de ler a Torá às segundas e quintas-feiras?
Moisés instituiu que a Torá fosse lida três dias por semana. Os sábios talmúdicos encontram alusão a isso em Êxodo 15:22-27, onde lemos que os ancestrais israelitas viajaram por três dias sem beber água, por isso tiveram sede.
A água, alegoricamente, também se refere à Torá (cf. Bava Kamma 82a:5; Hadar Zekenin Êx 15:22). Eles ficaram espiritualmente doentes depois de não estudarem a Torá (i.e. os ensinamentos de Deus). Em resposta, Moisés e os profetas de sua geração decidiram que nunca deveriam passar três dias sem uma leitura pública da Torá, haja vista que, depois de beberem a água, Moisés lhes dá estatutos e chama atenção deles para ouvirem as palavras de Deus (vide vs. 25-26). Possivelmente é neste momento que Moisés assimila o ensino de Deus (Torá) à água e a sede à falta do estudo das palavras de Deus; dessa forma, eles não deveriam ficar mais que três dias sem ouvir a Lei de Deus e estudá-la.
Assim, o povo de Israel lê a Torá no Shabat, depois de um dia é lida novamente na segunda-feira, depois de dois outros dias é lida mais uma vez na quinta-feira. Por fim, dois dias depois, volta-se a ler no Shabat (cf. Mishnah Megillah 4:1).
(Os Tosafot acrescentam que a escolha de segunda e quinta-feira teve um significado adicional para Moisés, pois quando ele recebeu o segundo conjunto de Tábuas, ele subiu ao Monte Sinai na última quinta-feira no mês de Av e desceu na segunda-feira, 10 de Tishrei).
À primeira vista, isso parece contradizer a tradição de que Esdras, o escriba, e os homens da Grande Assembleia introduziram a prática de ler a Torá às segundas e quintas-feiras no século IV AEC (Bava Kamma 82a:3; Daat Zkenin Êx 15:22). Mas o Talmud reconcilia essas duas tradições explicando que elas se referem a diferentes estágios em sua evolução. Nos tempos de Moisés, apenas três versículos eram lidos nos dias da semana (correspondentes aos três grupos gerais dentro da comunidade judaica: sacerdotes, levitas e demais israelitas).. O sacerdote Ezra (Esdras) e seus associados alongaram essa cota para um mínimo de 10 versículos.
Texto inspirado nas informações do Rabino Baruch S. Davidson.
Estudo original: Why is the Torah read on Mondays and Thursdays? Chabat.org. / estendido por Gabriel Filgueiras.
[…] Veja também: Por que a Torá é lida toda segunda e quinta-feira? […]