A Parashá Tetzaveh é a 20ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Tetzaveh, que significa “Você deve comandar” no hebraico, começa quando Deus instrui Moisés a nomear Aarão e seus filhos como sacerdotes. Deus detalha como fazer as vestes sacerdotais, como santificar os sacerdotes, oferecer sacrifícios durante os sete dias de inauguração do Mishkan (Tabernáculo) e como construir o altar de ouro.
Mês: <span>fevereiro 2023</span>
A Parashá Terumá é a décima nona porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Terumah, que significa \”Doação\” em hebraico, começa quando Deus diz a Moisés para coletar materiais doados para construir uma morada para Ele chamada Mishkan (Tabernáculo). Deus descreve como construir os vasos que encherão o Mishkan – incluindo a arca, a mesa, a menorá e o altar de sacrifício – bem como as paredes e cortinas. Ao todo, essa porção abrange Êxodo 25:1 até 27:19.
A Parashá Mishpatim é a 18ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Mishpatim, que significa “Leis” em hebraico, relata uma série de leis diversas que Deus manda Moisés dar aos israelitas. Isso inclui leis sobre tratamento de escravos, danos, empréstimos, devolução de propriedades perdidas, sábado, ano sabático, feriados e destruição da idolatria. A porção termina quando Moisés sobe ao Monte Sinai por 40 dias. Ao todo, abrange Êxodo 21:1 até 24:18.
A Parashá Yitro é a 17ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Yitro, que é o nome hebraico do sogro de Moisés, Jetro, começa quando Moisés se reúne com ele e aceita seu conselho de nomear juízes que ajudarão a governar os israelitas. Depois eles se preparam para encontrar Deus no Monte Sinai. Deus desce em meio ao fogo, fumaça, trovão e o toque de um shofar e dá os Dez Mandamentos. Ao todo, essa porção abrange Êxodo 18:1 até 20:23.
Comentar