A Parashá Beshalah é a 16ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Beshalah, que significa “Quando Ele Soltou” em hebraico, descreve a abertura do Mar Vermelho (Mar dos Juncos) e a canção que os israelitas cantam ao atravessá-lo. No deserto, Deus adoça a água amarga e provê maná e codornas para alimentação de Seu povo. A porção termina contando a vitória dos israelitas contra um ataque dos amalequitas, e vai ao todo de Êxodo13:17 até 17:16.
Mês: <span>janeiro 2023</span>
A Parashá Bo é a 15ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Bo, que significa “Vem” em hebraico, relata as três últimas pragas que Deus inflige aos egípcios: gafanhotos, escuridão e morte dos primogênitos. Ele também ordena, nessa ocasião, que os israelitas que ofereçam um sacrifício de cordeiro pascal. Após a última praga, o faraó e os egípcios exigem que os israelitas saiam de seu país. Ao todo, a Parashá Bo vai de Êxodo 10:1 até 13:16.
A Parashá Vaera é a 14ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Vaera, que significa “Eu Apareci” em hebraico, começa quando Deus promete redimir os israelitas escravizados e trazê-los para a Terra Prometida. Quando Faraó repetidamente se recusa a deixar os israelitas partirem de seu país, Deus envia uma série de pragas: água se transformando em sangue, sapos, piolhos, animais selvagens, morte de gado, furúnculos, granizo, etc. Ao todo, essa porção vai de Êxodo 6:2 até 9:35.
A Parashá Shemot é a 13ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Shemot, que significa “Nomes” em hebraico, é a primeira leitura da Torá no Livro do Êxodo. Começa descrevendo a escravização dos israelitas no Egito. Moisés nasce, é colocado em uma cesta no Rio Nilo e adotado na casa do Faraó. Mais tarde, ele encontra Deus em uma sarça em chamas e começa sua missão de exigir que o faraó deixe os israelitas partirem. Ao todo, essa porção vai de Êxodo 1:1 até 6:1.
A Parashá Vayehi é a 12ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Vayechi, que significa “Ele Viveu” em hebraico, é a porção final da Torá no Livro do Gênesis. Ele se abre enquanto Jacó se prepara para sua morte, fazendo seu filho José jurar enterrá-lo na Caverna de Macpela. Jacó abençoa os dois filhos de José e seus próprios 12 filhos e depois morre. Os filhos de Jacó o enterram. A porção termina com a morte de José e encerra o livro do Gênesis. Ao todo, a Porção Vayehi vai de Gênesis 47:28 até 50:26.
Comentar