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Resumo da Parashá Yitro (Êxodo 18:1-20:23)

Last updated on 03/02/2023

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A Parashá Yitro é a 17ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Yitro, que é o nome hebraico do sogro de Moisés, Jetro, começa quando Moisés se reúne com ele e aceita seu conselho de nomear juízes que ajudarão a governar os israelitas. Depois eles se preparam para encontrar Deus no Monte Sinai. Deus desce em meio ao fogo, fumaça, trovão e o toque de um shofar e dá os Dez Mandamentos. Ao todo, essa porção abrange Êxodo 18:1 até 20:23.

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O encontro de Jetro (Yitro) com Moisés.

Nos 5 primeiros versículos de Êxodo 18, quando o povo de Israel estava acampado no deserto do Sinai, próximo do monte onde receberam as principais leis de Deus, o sogro de Moisés vem vê-lo> Ele traz consigo a mulher de Moisés, Zípora, e seus dois filhos, Gérson e Eliézer.

A família de Moisés havia retornado para Midiã, para a casa de Jetro, depois da problemática que ele encarou ao ter deixado de circuncidar seu filho mais novo. Isso está relatado em Êxodo 4:24-26. Agora, porém, Jetro os traz de volta para ficarem com o profeta de Deus.

Em 18:7-12 lemos o profundo respeito que Moisés tinha por seu sogro ao inclinar-se para ele e o beijar no rosto quando o encontrou. Além disso, o texto também relata como Jetro ficou maravilhado ao ouvir de seu genro todas as maravilhas que Deus havia realizado pelos israelitas diante dos egípcios. Assim, ele oferece sacrifícios queimados a Deus, e finaliza o culto com um banquete.

O conselho de Jetro.

Nos vs. 13-26 de Êxodo 18 lemos o sábio conselho que Jetro dá a Moisés a respeito da forma como ele julgava as causas do povo.

Por algum motivo, Moisés julgava o povo praticamente sozinho, ensinando-lhes os mandamentos e decisões de Deus. Mas isso tanto o sobrecarregava durante todo o dia, quanto atrasava a resolução de problemas dos israelitas, devido só um homem ter que atendê-los.

Ao ver isso, porém, seu sogro não fica nada satisfeito e aconselha a Moisés que não se desgastasse tanto, também não deixasse que o povo ficasse esperando tanto tempo para ser julgado ou aconselhado. Então ele sugere que o líder israelita preparasse vários outros líderes para julgar as causas menores entre o povo, enquanto ele ficaria com as mais graves e difíceis de resolver. Isso tanto agilizaria o julgamento das causas, quanto proporcionaria certo descanso para o profeta.

O melhor disso tudo é que Moisés dá ouvidos ao sábio conselho de seu sogro, estabelecendo lideranças de homens fiéis dentre o povo mesmo. Este conselho se estende até os tempos dos discípulos de Yeshua, que aconselham o mesmo para sua comunidade, veja 1 Coríntios 6:5+. Depois Moisés despede seu sogro de volta para sua terra.

Este relato nos ensina preciosas lições. A primeira delas: quando vemos uma situação difícil ou alguém com certa dificuldade ou ignorância para lidar com certo problema, e imaginamos uma solução, o que fazemos? Agimos de modo indiferente, ficando quietos ou damos um conselho propondo a solução? Outra lição é, quando recebemos um bom conselho de alguém, enchemos nosso ego e o rejeitamos ou agradecemos e colocamos em prática?

A preparação para subida ao monte.

Em Êxodo capítulo 19 finalmente lemos a respeito da preparação para o maior momento da história do povo de Israel. Ver todas aquelas pragas sobrenaturais vindo sobre a terra do Egito e o Mar dos Juncos milagrosamente se abrindo diante do povo, não é nada comparado a este evento único na história não só de Israel, mas de toda a humanidade! Pois agora o próprio Deus desceria num monte para falar seus ensinamentos ao povo que escolhera. Todavia, eles tinham que se preparar para tal evento.

Primeiro, enviando recado por Moisés, Deus promete que os israelitas seriam a nação escolhida Dele dentre todas as nações da terra. Eles seriam um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas palavras continuaram a ser ecoadas pelos discípulos de Yeshua, veja 1ª Kefa (Pe) 2:9. Mas para que fossem tal nação, deveriam obedecer os mandamentos e a aliança que Deus estava fazendo com eles, assumindo também a identidade que ele estava dando-os.

Quando somos chamados para ser povo de Deus, procuramos viver do nosso próprio jeito ou nos rendemos às ordenanças Dele em Sua palavra?

Dos vs. 10-15 lemos como o povo deveria se preparar para encontrar Deus naquele monte. Além de se abster de relacionamento sexual por dois dias e respeitar os limites delimitados no monte, eles também deveriam lavar suas roupas. Sim, Deus gosta de higiene e limpeza!

Depois, no terceiro dia, houveram trovões e relâmpagos com fortes sons de trombeta; era o anúncio da vinda de Deus! Então Ele desceu até o monte Sinai, que estava cheio de fumaça devido as chamas, o monte também estremecia e o som da trombeta ia ficando cada vez mais forte (v. 19).

Não podemos nos iludir, quando a presença de Deus está em algum lugar (ou em alguém), o ambiente muda!

Deus desceu naquele monte por volta do ano 2448 da criação, que corresponde aproximadamente ao ano 1446 AEC (veja nossa planilha cronológica – em construção – no endereço biblia.pro.br/pcb). Nunca mais houve na história da humanidade um evento tamanho como esse!

Os dez mandamentos.

Depois de uma cena incrível e até medonha, Deus começa a falar suas 10 palavras (mandamentos) com o povo de Israel em Êxodo 20.

Naturalmente, teríamos muito para comentar a respeito das dez palavras, conhecidas como “dez mandamentos”, mas como por agora estamos escrevendo apenas um resumo, falaremos disso em outro momento.

Então, apenas recitar estas dez palavras já é em si um resumo delas. Vamos transcrevê-las então do modo que estão no Tanah Completo da Editora Sefer, como se segue:

[1º] Eu sou o Eterno, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa dos escravos.
[2º] Não terás outros deuses diante de Mim. Não farás para ti imagem de escultura, figura alguma do que há em cima nos céus, abaixo na terra e nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem os servirás, pois Eu sou o Eterno, teu Deus, Deus zeloso, que cobro a iniquidade dos pais nos filhos, sobre terceiras e sobre quartas gerações aos que Me aborrecem, e faço misericórdia até duas mil gerações aos que Me amam e aos que guardam Meus mandamentos.
[3º] Não jurarás em vão em nome do Eterno, teu Deus; porque o Eterno não livrará ao que jurar em vão pelo Seu Nome.
[4º] Lembra-te do dia do Shabat [sábado] para santificá-lo. Seis dias trabalharás e farás toda tua obra, mas o sétimo dia é o Shabat do Eterno, teu Deus, no qual tu, teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, teu animal e teu prosélito que estiver em teus portões, não farão nenhuma obra, porque o Eterno fez os céus e a terra, o mar e tudo o que há neles em seis dias e repousou no sétimo-dia, e por isso o Eterno abençoou o dia do Shabat e o santificou.
[5º] Honrarás a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que o Eterno, teu Deus, te dá.
[6º] Não matarás.
[7º] Não adulterarás.
[8º] Não furtarás.
[9º] Não darás falso testemunho contra teu próximo.
[10º] Não cobiçarás a casa de teu próximo; não cobiçarás a mulher de teu próximo, nem seu servo, sua serva, seu boi, seu asno e tudo o que for de teu próximo.

(Tanah Completo Hebraico-Português, Êx 20:2-17)

(Veja também os dez mandamentos em hebraico num resumo que preparamos aqui em nosso site).

O temor de Deus.

No v. 20 deste capítulo (Êx 20) lemos uma frase interessante de Moisés. É que o povo sente medo ao ver a forma que o monte estava reagindo à presença de Deus ali. Mas, com essa situação, Moisés afirma que Deus estava os provando, para que eles o temessem e não pecassem. Ou seja, o temor a Deus nos resguarda de pecar contra Ele!

Logo, quem peca e não sente arrependimento, é porque ainda não foi aperfeiçoado no temor a Deus!

E para encerrar nosso resumo da importante Parashá (Porção) Yitro, e ainda falando sobre temer a Deus, decidimos fazer uma tradução literal do último versículo desta porção, que é Êxodo 20:23. Pois nele há uma ordenança divina que infelizmente (julgo eu) não recebeu a devida atenção ao longo da história, tanto dos israelitas antigos, quanto no tempo em que as nações receberam a mensagem bíblica pós queda do templo de Jerusalém em 70 EC, tendo desenvolvido uma teologia confundida.

לֹא não  lôʼ
תַעֲשׂוּן fabriquem/façam  taasun
אִתִּי comigo  ʼêth
אֱלֹהֵי deus  ʼĕlôheî
כֶסֶף prata  keçeph
אלֹהֵי deus  ʼĕlôheî
זָהָב ouro  zâhâv
לֹא não  lôʼ
תַעֲשׂוּ fabriquem/façam  taasun
לָכֶם para vocês lahem
׃”

Com uma adaptação para a língua portuguesa mais próxima do texto original hebraico, poderíamos ter o seguinte:

Não façam/não criem/não fabriquem ao meu lado/comigo
deus de prata

deus de ouro
não os fabriquem para vocês

Ou seja: é proibido criar deuses e colocá-los ao lado do Eterno!


Obra sugerida para leitura da Parashá Yitro (bem como das outras): Torá: a lei de Moisés, por Meir Matzliah Melamed.

Sugestões de leituras diárias para a Parashá Yitro:

Na Porção da Torá dessa semana (Yitrô), não poderia haver literatura melhor para ser indicada do que essa: Ecos do Sinai, Comentários e análises sobre as porções semanais da Torá, por Berel Wein, Editora Sêfer.


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