Last updated on 01/01/2024
A Parashá Shemot é a 13ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Shemot, que significa “Nomes” em hebraico, é a primeira leitura da Torá no Livro do Êxodo. Começa descrevendo a escravização dos israelitas no Egito. Moisés nasce, é colocado em uma cesta no Rio Nilo e adotado na casa do Faraó. Mais tarde, ele encontra Deus em uma sarça em chamas e começa sua missão de exigir que o faraó deixe os israelitas partirem. Ao todo, essa porção vai de Êxodo 1:1 até 6:1.
(Adicionaremos um resumo completo futuramente).
Obra sugerida para leitura das porções semanais: Torá: a lei de Moisés, por Meir Matzliah Melamed.
Sugestões de leituras diárias para a Parashá Shemot:
- Domingo: Êxodo 1:1 até 2:10.
- 2ª Feira: Êxodo 2:11 até 3:22.
- 3ª Feira: Matias (Mateus) 2 ou 10. Obra sugerida para essa leitura: Bíblia Judaica Completa, por David Stern.
- 4ª Feira: Êxodo 4:1-26.
- 5ª Feira: Êxodo 4:27 até 6:1.
- 6ª Feira: Jeremias 1:1 até 2:3. Obra sugerida para essa leitura: Tanah Completo Hebraico-Português, por Jairo Fridlin.
- Sábado: Desde tempos antigos faz-se a leitura da porção completa em comunidade no sábado pela manhã (shabat). Textos como Ne 8:1-5, Lc 4:16, At 13:14-15,27 comprovam a antiguidade dessa prática. Sete pessoas leem toda a porção, cada uma lê um trecho, e ao final um instrutor da Lei de Deus faz um comentário, como aconteceu em At 13:15-16. Até hoje este costume é praticado nas comunidades judaicas do mundo inteiro, mas em outras religiões que usam a Bíblia para seus estudos, tal costume se perdeu ou foi tirado dos crentes.
Mais estudo do livro do Êxodo:
Torá Rashi – Shemot (Êxodo), com os famosos e imprescindíveis comentários do Rashi (Rabi Shlomo Yits’chaki). Autor, Tradução e notas: Yaacov Nurkin.