Skip to content

O que é a Chanucá (leituras diárias para a festa das luzes)

Last updated on 07/12/2023

Compartilhar

A Chanucá (o “Ch” pronuncia-se com som de “rr” coçando na garganta; “rranucá“) é uma festa mencionada na Bíblia em João 10:22-23 como “Festa da Dedicação” (“chanuká” é uma palavra hebraica que traduzida é “dedicação”). Ali vemos o próprio Senhor Yeshua (Jesus) participando dessa festa, porque era relacionada ao seu povo (Israel). Neste breve estudo bíblico veremos um histórico de como a festa surgiu e leituras bíblicas diárias para seus 8 dias de duração.

Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.

Como surgiu a Chanucá?

A festa teve início na purificação do templo de Jerusalém com Judá (Judas) Macabeu, por volta do ano 164 AEC. Começa com os eventos de 1° Macabeus 4:35-59. Também é mencionada em 2° Macabeus 1:18 (obs.: estes livros não pertencem à “Bíblia Católica“, como muitos imaginam; antes, eles são literaturas históricas judaicas).

Chanucá é lembrada pelo povo israelita até hoje e acontece no dia 25 do mês de Kislev do calendário hebraico (em algumas bíblias o mês é chamado Quisleu ou Casleu, vide Ne 1:1 e Zc 7:1), sendo o nono mês do calendário judaico-bíblico. A partir deste dia, a festa tem duração de 8 dias. Em relação ao calendário ocidental, criado pelo papa Gregório XIII em meados do século 16, a Chanucá geralmente se situa entre final de novembro e dezembro.

Essa festa relembra a resistência do povo judeu contra a imposição forçada da cultura grega da época, e naturalmente sua luta para preservar sua identidade bíblica-judaica, dada aos israelitas por Deus na Torá (os 5 primeiros livros da Bíblia, chamados Lei de Moisés). É chamada “Festa da Dedicação” porque, em seus eventos, o altar do templo foi dedicado novamente, depois de estar destruído, e o culto/serviço ao Deus Eterno restabelecido.

Veja esse vídeo do canal Israel com Aline explicando um pouco mais da história de Chanucá 👇

Leituras diárias sugeridas para Chanuká.

Vamos colocar as leituras por ordem do calendário hebraico (de Israel), pois a cada ano a festa acontece em data diferente no calendário ocidental. Durante essas leituras, relembramos a dedicação da Tenda Sagrada, bem como do Santuário de Jerusalém, lugares onde Deus afirmou que habitaria. Alguns conteúdos foram extraídos do site pt.chabad.org e outras leituras são sugestões nossas baseadas no livro dos Macabeus até o momento da restauração do culto judaico e da criação da festa.

Leitura do livro dos Macabeus (para conhecimento histórico da festa).

Colocamos o link para leitura online na Bíblia Para Todos Edição Católica (BPT09DC); Copyright © 1993, 2009 Sociedade Bíblica de Portugal. Mas também é possível ler na Bíblia de Jerusalém, que traz notas de rodapé e comentários históricos adicionais.

A Chanucá é o Natal Judaico?

Imagem ilustrativa escrito Hanukkah em hebraico.

A Chanucá não é o Natal judaico nem uma festa judaica “concorrente” do Natal cristão. A Chanuká, como vimos, surgiu no ano 164 antes de nossa era, enquanto o Natal cristão surgiu somente por volta do ano 350 de nossa era. Ou seja, a festa judaica surgiu aproximadamente 512 anos antes do Natal.

Para saber mais sobre a origem do Natal cristão, visite nosso estudo no Blog Bíblia se Ensina intitulado “A Origem do Natal é Bíblica?

Leia mais a respeito da Festa das Luzes neste livro: O milagre de Chanuká, por Kabbalah Centre.

Livro O milagre de Chanuká, por Kabbalah Centre.

Ou leia mais informações históricas no artigo “O desenvolvimento da narrativa do milagre do óleo de Hanuká” no site da Sefaria.


Compartilhar

One Comment

Escreva seu comentário;

Descubra mais sobre Projeto Bíblico Ezra

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading