A Páscoa é uma festa que celebra a liberdade e serve como um lembrete do valor da liberdade e da capacidade do espírito humano de superar a adversidade e a escravidão. Não é apenas uma lembrança histórica do Êxodo do Egito, mas também uma lembrança profunda da mensagem da história.
A história do Êxodo demonstra que mesmo diante de um imenso poder, podemos libertar-nos da escravidão e alcançar a liberdade.
As lutas em curso de Taiwan contra a China, da Ucrânia contra a Rússia e de Israel contra o eixo muçulmano radical são lembretes de que a liberdade é um direito precioso e duramente conquistado que nunca deve ser tomado como garantido.
Devemos continuar a defender a tocha da liberdade, lutar pelo nosso direito à autodeterminação e resistir a qualquer tentativa de nos reprimir.
Mas, para além da liberdade pessoal e nacional, a Páscoa traz consigo uma profunda mensagem espiritual. Os milagres do Êxodo, a quebra das leis da natureza e a realização de maravilhas ensinam-nos a existência de um Criador onipotente que governa a natureza e guia a história. Esse conhecimento nos dá esperança e força, enfatizando a importância da fé.
Devemos aprender a abraçar corretamente a fé no Criador, com uma compreensão profunda de valores como liberdade, escolha, justiça e responsabilidade.
A Páscoa é uma ocasião para fortalecermos a nossa fé, explorarmos estes valores mais profundamente e lutarmos por um mundo mais acessível e justo, onde todos possam viver com dignidade e liberdade.
Convidamos você a se juntar a nós em uma jornada extraordinária para compreender a fé. Com todas as minhas bênçãos e saudações.
“Basta ser forte e muito corajoso…” [Josué 1.7].
Shalom da Terra de Israel, Centro Mundial Rabino Chaim Goldberg Noahide Jerusalém, Israel. Traduzido por Gabriel Filgueiras e publicado no Projeto Bíblico Ezra – biblia.pro.br.
Obs.: a verdadeira Páscoa bíblica foi ordenada por Deus para ser celebrada pelo povo de Israel e os estrangeiros que se unissem a este. Ela é celebrada no dia 14 do mês bíblico de Abib, hoje chamado Nissan de acordo com o calendário usado no país de Israel, conforme consta nos textos de Êxodo capítulo 12, Números 9:1-3 e Deuteronômio 16 (dentre outros). Nós, do Projeto Bíblico Ezra, incentivamos a verdadeira Páscoa que o Messias Yeshua participou, que é esta do Êxodo, conforme consta nos 4 relatos bíblicos, chamados “evangelhos”, vide Lucas 22:7-20, por exemplo. Nós não incentivamos outros tipos de Páscoa com diferentes datas e diferentes meios, pois entendemos que Jesus/Yeshua obedeceu os mandamentos de Deus relacionados a essa festa também, sua data e horário de celebração, bem como os meios de se celebrar, e afirmou que no reino de Deus o fará novamente com seus discípulos, tendo seu sentido completado (vide Lc 22:15-17).