Mês: <span>dezembro 2022</span>

A Parashá Vayigash é a 11ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Vayigash, que significa “Ele se aproximou” em hebraico, começa quando Judá implora a José para não manter Benjamin como prisioneiro. José revela sua verdadeira identidade a seus irmãos, chorando e beijando-os. Os irmãos trazem Jacó de Canaã para o Egito, e Jacó e seus filhos se estabelecem em Gósen. A porção termina quando José compra a maior parte das terras do Egito em troca de comida. Ao todo, a Parashá Vayigash vai de Gênesis 44:18-47:27.

Haftará Parashá

A Parashá Miketz é a décima porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Miketz, que significa “Depois” em hebraico, relata José enquanto interpreta os sonhos do Faraó e se torna o segundo no comando do Egito. Quando os irmãos de José vêm ao Egito em busca de comida durante a fome, ele os acusa de espionagem. Ele também insiste que eles voltem com seu irmão mais novo, Benjamin, e depois coloca uma taça na bolsa deste. Ao todo, esta porção vai de Gênesis 41:1 até 44:17.

Gênesis Haftará Parashá

A Chanucá (o \”Ch\” pronuncia-se com som de \”rr\” coçando na garganta; \”rranucá\”) é uma festa mencionada na Bíblia em João 10:22-23 como \”Festa da Dedicação\” (\”chanuká\” é uma palavra hebraica que traduzida é \”dedicação\”). Ali vemos o próprio Senhor Yeshua (Jesus) participando dessa festa, porque era relacionada ao seu povo (Israel). Neste breve estudo bíblico veremos um histórico de como a festa surgiu e leituras bíblicas diárias para seus 8 dias de duração.

Chanucá Feriados Judaicos

A Parashá Vayeshev é a 9ª porção semanal da Torá no ciclo anual judaico de leitura. Vayeshev, que significa “Ele se estabeleceu” em hebraico, começa a história de José, descrevendo sua rivalidade com seus irmãos, a escravidão que ele passou no Egito e a prisão depois que a esposa de seu mestre o incriminou. Essa porção também contém a história de Tamar, seus maridos e seu sogro, Judá. Ao todo, a leitura vai de Gênesis 37:1 até 40:23.

Haftará Parashá