Mês: <span>janeiro 2021</span>

A palavra \”Cristo\” em português tem origem no latim Christus que, por sua vez, tem origem no grego Christos (Χριστός). Essa palavra grega é um adjetivo proveniente do verbo chrio (χριω), cujo significado é ungir. Portanto, Cristo significa \”ungido\”. Não é um sobrenome de Jesus, como Jesus Silva ou Jesus Ferreira; nem tão pouco um nome composto como Jesus Alberto ou Jesus Augusto, como vários cristãos pensam.

Títulos na Bíblia

A esmagadora maioria dos personagens bíblicos é de origem hebraica/judaica, considerando Antigo e Novo Testamento. De fato, a Bíblia trata majoritariamente da história dos hebreus no Antigo Testamento e dos judeus no Novo Testamento. O Novo Testamento bíblico é um livro escrito majoritariamente por judeus, para judeus e não judeus. Portanto, o nome \”Maria\”, sendo de origem latina ou grega (visto que ele aparece na Septuaginta, a tradução grega das Escrituras hebraicas elaborada no século 3 AEC), não é real no contexto bíblico original. E \”Madalena\” é uma tradução errada que faz parecer ser o sobrenome dessa mulher em questão, \”Maria Madalena\”, quando na verdade não é.

Nomes bíblicos

A sigla \”AEC\” significa Antes da Era Comum, e \”EC\” significa Era Comum. Muitos historiadores atualmente dão preferência a citar Antes da Era Comum e Era Comum, ao invés de citar \”Antes de Cristo\” e \”Depois de Cristo\” (a.C. e d.C.), pois quando fala-se a respeito \”de Cristo\” está muito embutido na tradição cristã, o que acaba excluindo outras tradições religiosas. Além do mais, há um pequeno erro com as datas das siglas a.C. e d.C.

Datas